5 de fevereiro de 2010

Regulamento

Lei I: Número, substituição de jogadores e capitania da equipa:


Cada equipa será constituída por 6 jogadores efectivos, um dos quais será o guarda-redes e 6 jogadores suplentes no máximo.
Uma equipa que se apresente em campo com menos de cinco jogadores ser-lhe-á averbada uma derrota por falta de comparência. (5-0).
O mesmo sucederá se, no decorrer do encontro, a equipa ficar reduzida a menos de 4 jogadores.
Antes ou no decorrer de cada jogo, os jogadores poderão ter que ser obrigados a apresentar-se com documento de identificação aos organizadores do torneio.
O número de substituições é ilimitado, podendo o jogador substituído retomar o jogo, sem quaisquer restrições.
É obrigatória a indicação de um capitão de equipa, não podendo o jogo iniciar-se ou prosseguir sem que, em cada equipa, a capitania esteja entregue a um jogador que se encontre em campo ou no banco de suplentes. O capitão deverá estar identificado com braçadeira durante o jogo.


Lei II: O equipamento dos jogadores:


O equipamento dos jogadores será constituído por: camisola, calções, meias, caneleiras (opcional mas aconselhável) e calçado [sapatilhas ou preferencialmente botas com pitons de borracha (não será permitido o uso de botas com pitons de alumínio).
O guarda-redes deverá usar equipamento de cor que o distinga dos restantes jogadores.
A organização fornecerá coletes a uma equipa, caso ambas se apresentem com equipamentos de cor igual ou semelhante.

Lei III: Equipa de arbitragem e punições:


O jogo será dirigido por um árbitro, que será elemento de uma equipa de arbitragem (composto por 2 elementos) nomeado pela Organização do torneio.
Qualquer desrespeito para com o árbitro implicará punição adequada, a considerar pelo mesmo, ao jogador visado, podendo ser considerada a expulsão do torneio sem que lhe seja devolvido o valor da inscrição. Atitudes anti - desportivas para com jogadores serão penalizadas da mesma forma.
Às cinco faltas acumuladas por equipa haverá lugar a livre directo de 10 metros sem barreira contra a equipa infractora, assim como todas as faltas que se seguirem. A contagem das faltas reiniciará a partir do número zero após o intervalo, quando as mesmas acontecerem na primeira parte.
A acumulação de dois cartões amarelos durante o jogo levará à exclusão do jogador, ficando a equipa com um jogador a menos durante 2 minutos. A entrada de outro jogador da equipa em jogo antes dos 2 minutos terminarem é possível se a sua equipa entretanto sofrer um golo (alteração do regulamento aprovada)

Em caso de expulsão directa com cartão vermelho (exemplo: cortar jogada de golo iminente com a mão ou agarrando jogador adversário), o jogador ficará impedido de jogar durante o restante tempo de jogo, podendo jogar na jornada seguinte. Quando a expulsão acontece por entrada violenta sobre um adversário (e que coloque em causa integridade física deste), o jogador não poderá jogar nos dois jogos seguintes.
A acumulação de 5 cartões amarelos por um jogador ao longo do torneio leva á suspensão deste por 1 jogo. Para este total (5 cartões) contam os cartões amarelos isolados, os 2 cartões amarelos que levam à exclusão de 2 minutos e os cartões vermelhos directos (equivalendo cada um destes a 2 cartões amarelos).
O número de cartões de um jogador “limpa” se a sua equipa ficar classificada para a 2ª Fase do Torneio.
Para casos mais complexos e graves (casos de indisciplina ou agressões colectiva da equipa), a decisão final será tomada pela organização, podendo incorrer, nestes casos, a expulsão da equipa do torneio.




Lei IV: Duração do jogo:


Cada jogo terá a duração de 40 minutos (2 partes de 20 minutos) com intervalo de 5 minutos. Cada equipa terá direito a 1 tempo morto por cada parte.
O atraso da equipa superior a 5 minutos após a hora de início da partida, ditará a falta de comparência e consequente derrota por 5-0 (sugere-se a comparência de cada equipa 30 minutos antes do início da partida).


Lei V: Pontuação:


A pontuação atribuída a cada equipa por jogo, segundo o resultado obtido é a seguinte:

Vitória 3 Pontos
Empate 1 Pontos
Derrota 0 Pontos



Lei VI: Passagem à 2ª Fase


Passarão à 2ª Fase (Fase de Eliminatórias):

■ As 5 melhores equipas de cada um dos 3 grupos constituídos na 1ª Fase;
■ A equipa classificada como 6ª melhor equipa da Fase de Grupos.
A selecção da equipa classificada como 6ª melhor equipa da Fase de Grupos será efectuada tendo em atenção os seguintes critérios:
1º. Número de pontos de cada equipa (comparação de pontos entre todos as 6as classificadas);
2º. Desempate disciplinar no torneio entre as 6as classificadas;
a. Menor número de cartões vermelhos na totalidade da equipa;
b. Menor número de cartões amarelos na totalidade da equipa;
3º. Número de golos marcados por cada equipa;
4º. Diferença entre golos marcados e sofridos por cada equipa;
5º. Sorteio.


Lei VII: Desempates:


Critérios para desempate no grupo (1ª Fase):
1º. Confronto directo;
2º. Desempate disciplinar no torneio:
3º. Menor número de cartões vermelhos na totalidade da equipa;
4º. Menor número de cartões amarelos na totalidade da equipa;
5º. Número de golos marcados;
6º. Diferença entre golos marcados e sofridos;
7º. Sorteio.

Critérios para desempate na Fase de Eliminatórias (2ª Fase):
1. Marcação de pontapés da marca de grande penalidade não havendo recurso a prolongamento. Será realizada uma série de 5 penalidades e, caso o empate persista, séries de uma, até se encontrar um vencedor.


Lei VIII: Regras específicas do jogo:


A lei do fora de jogo não se aplica neste torneio.

O guarda – redes não poderá agarrar a bola à mão caso um jogador da mesma equipa lhe passe a bola. Poderá apenas jogar com o pé quando a bola regressa ao guarda-redes depois de ter passado a linha de meio campo, ou quando esta toca num jogador da equipa adversária. O guarda-redes só poderá ter a bola em sua posse no máximo 4 segundos. Qualquer jogador é potencial guarda-redes, desde que se encontre devidamente identificado (ex. uso de colete). É permitido ao guarda-redes ser volante (adiantado) durante o jogo, se assim a equipa o entender.

A bola está fora de jogo quando atravessar completamente a linha de baliza ou a linha lateral, quer junto ao solo, quer pelo ar, ou quando esta toca na cobertura superior do recinto.

A reposição lateral da bola deverá ser feita ao pé, junto ao árbitro que se colocará próximo do lugar onde a bola saiu.


Lei IX: Casos omissos


Os casos omissos serão analisados pela organização.

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